quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Curiosidades sobre as piranhas

Todos nós já ouvimos falar de piranhas, por serem perigosas, carnívoras e esfomeadas, mas será que são tudo isso de que se ouve falar?
No Brasil, os ataques de piranhas estão a aumentar em grande escala e só num mês mais de 100 pessoas que estavam na praia, foram mordidas nos pés e calcanhares, necessitando de cuidados médicos. Estes peixes carnívoros só comem carne humana se estiverem com muita fome, já que os peixes e sapos são os seus alimentos favoritos.
Apesar disso, existem histórias que as piranhas conseguem comer um ser humano ou uma vaca em poucos minutos, apesar de até hoje tal facto nunca se ter comprovado. Além do mais, as piranhas não têm por hábito dar mais que uma mordida em carne humana, causando uma ferida exposta e circular, que se não for muito profunda, poderá ser tratada apenas com água e sabão.
Existem relatos de corpos que foram comidos por piranhas, mas isto acontece quando um corpo morre por qualquer outro motivo, não sendo as piranhas as responsáveis pela sua morte.

Onde vivem as piranhas?

As piranhas são um peixe carnívoro que vivem apenas na América do Sul, na floresta da Amazónia, em água doce de rios e lagos.

piranhas-piranha-peixe-carnivoro

Donde vem o mito que as piranhas são perigosas?

Acredita-se que o mito das piranhas serem perigosas tenha começado através do relato repetido de um antigo presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, após uma visita que fez ao Brasil. Nesta visita conheceu um pescador que lhe mostrou piranhas a devorarem vacas, mas tudo isto foi uma partida deste homem, que prendeu os peixes durante vários dias numa rede, até estarem suficientemente esfomeados e soltou-os após deixar uma vaca entrar no rio.

Quando é que as piranhas atacam?

As piranhas atacam seres humanos em duas situações: quando não têm o seu alimento favorito – peixes e sapos – ou quando estão em época de reprodução, na altura da Primavera e do Verão, como forma de defesa das suas crias, altura essa que coincide com a época balnear.

Curiosidades sobre piranhas

boca da piranha é constituída por 28 dentes, com 4 milímetros cada um, afiados e pontiagudos. As mandíbulas da piranha conseguem abrir até 3 centímetros e exercem uma pressão equivalente à de um cão bulldog!
Uma pessoa pode ser devorada em apenas 10 minutos, sendo arrancados bocados de uma só vez, já que os seus dentes não conseguem mastigar, apenas morder e arrancar pedaços de carne.
Acredita-se que existam entre 30 a 60 espécies de piranhas, tendo sido identificadas 24 delas no Brasil.
Uma piranha tem um peso de cerca de 5 quilos e a maior piranha é a piranha-preta, podendo medir até 60 centímetros de comprimento.
As piranhas conseguem detectar, através do faro, uma única gota de sangue em 200 litros de água!
A piranha é o único peixe que caça em cardume, fazendo com que um grande pedaço de carne desapareça em segundos!

Fonte:  http://www.curiosidadesdomundo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário